Primeiramente,eu gostaria de dizer que essa família realmente existiu na vida real.Ficando muito famosa entre os séculos XV e XVI.Os livros,filmes e séries foram baseados nela.Alguns fatos foram acrescentados por escolha dos autores,mas todos concordam que foi uma família polêmica.Portanto,esse será um post especial,mostrando como a história influenciou a criação de obras sobre a família Bórgia.
Conhecendo a História:
Os Bórgias se tornaram proeminentes nos assuntos eclesiásticos e políticos nos séculos XV e XVI, produzindo três papas, Alfons de Borja, que governou como Papa Calisto III, durante os anos 1455-1458, Rodrigo Lanzol Borgia, como Papa Alexandre VI, durante os anos 1492-1503, e Giovanni Battista Pamphilj (descendente de Rodrigo Borgia), que governou como Papa Inocêncio X, durante os anos 1644-1655. Especialmente durante o reinado de Alexandre VI, foram acusados de vários crimes, em geral, sobre evidências consideráveis, incluindo adultério, simonia, roubo,estupro, corrupção, incesto e assassinato (especialmente homicídio por envenenamento por arsênico ).
A chegada de Rodrigo Borgia ao papado levou a família a participar de uma série de intrigas e disputas entre os vários pequenos estados em que a Itália estava dividida na época. Os Sforza, Orsini, Farnese, já foram aliados ou inimigos dos Bórgias. Especula-se que a ideia de Rodrigo poderia ter sido criar um império na terra, estendendo-se dos Estados Pontifícios a grande parte da Itália e passando para os seus direitos de dinastia, tanto sobre os territórios quanto sobre a liderança da Igreja Católica, embora esta hipótese realmente não esteja fundamentada. Os Bórgias passaram para a história graças à sua inteligência para sair de situações que pareciam perdidas. Com a morte de Alexandre VI em 1503(provavelmente envenenado por quem mais tarde se tornou seu sucessor no trono de Roma), seu filho César (que inspirou o florentino Nicolau Maquiavel a escrever "O Príncipe"), teve de fugir de Roma e faleceu em Viana, Navarra, lutando ao lado de seu cunhado João III de Navarra, rei de Navarra. Por seu lado, Lucrezia Borgia em Ferrara, continuou o trabalho de seu pai como mecena.
O Livro
O que dizer sobre uma das famílias mais polêmicas da história,que inspirou até mesmo Maquiavel no livro O Príncipe?
Escrito por Mario Puzo,que também escreveu O Poderoso Chefão,e publicado em 2001 ,o livro tem alguns dados verídicos, mas também cria histórias fictícias sobre o papa e sua família.No Brasil foi publicado pela Galera Record.
"Este livro, do mesmo autor de Cosa nostra e O poderoso chefão , entre outros, apresenta uma viagem à Italia do século XV para contar a história dos Bórgias, a primeira grande família criminosa que deu origem à máfia dos nossos dias. A história começa com o Cardeal Rodrigo Bórgia se transformando no sumo pontífice da Igreja Católica, Carlos VI, ao manipular as eleições papais de 1492. O enredo tem como fio condutor o apetite de Rodrigo por poder, riqueza e mulheres. Um apetite apenas rivalizado pelo amor doentio pela própria família. Rodrigo consolida seu poder em uma grande rede de alianças criminosas, que deu origem à grande família mafiosa imortalizada, séculos depois, pelo próprio Puzo. Os Borgias é um romance histórico empolgante, uma sinfonia repleta de notas dissonantes - amor e orgulho, traição, ódio e assassinato."
Romances Baseados na Família Bórgia:
- Os Bórgias por Alexandre Dumas
- Prince of Foxes (1947) por Samuel Shellabarger
- The Shame of Motley por Raphael Sabatini
- The Family por Mario Puzo
- Mirror, Mirror por Gregory Maguire
- The Borgia Testament por Nigel Balchin
- The Antipope por Robert Rankin
- Borgia, the novel of a family por Klabund
- The Borgia Bride por Jeanne Kalogridis
- The Medici Seal por Theresa Breslin
- De scharlaken stad (The Scarlet City; 1952) por Hella Haasse
- Borja Papa (The Borgia Pope), por Joan Francesc Mira, é uma autobiografia ficcional de Alexandre VI.
- Summer of Night (1992) por Dan Simmons
- City of God (1979) por Cecelia Holland
- Assassin's Creed: Renascença (2009) por Oliver Bowden
- Assassin's Creed: Irmandade (2011) por Oliver Bowden
A Série
A série foi lançada em 2011 e durou 2 anos,se encerrando em 2013 com 3 temporadas.O projeto seria fechar com quatro temporadas,mas não foi bem sucedido. Baseada na história da Família Bórgia, uma dinastia italiana de origem espanhola, que tornou-se proeminente durante o Renascimento e que geralmente é lembrada pelo governo corrupto e pela acusação de ter cometido vários crimes, incluindo adultério, simonia, roubo, estupro, corrupção, incesto e assassinato (especialmente por envenenamento).
A série é estrelada por Jeremy Irons como Rodrigo Bórgia(Papa Alexandre VI) e pelos atores David Oakes, François Arnaud, Holliday Grainger e Aidan Alexander que interpretam respectivamente os filhos Juan (Giovanni),Cesare, Lucrezia e Gioffre Bórgia. Derek Jacobi aparece como o Cardeal Orsini.
Curiosidades:
- Cesare Bórgia influenciou Nicolau Maquiavel a escrever “O Príncipe”, uma das obras históricas mais importantes sobre o Absolutismo.
- Cesare e Rodrigo são dois dos vilões do game Assassin's Creed
- A série Os Bórgias foi encurtada. (teria originalmente 4 temporadas, ao invés de 3). Neil Jordan queria finalizar a história com um filme de duas horas de duração, mas o projeto não foi para frente.
Espero que tenham gostado.O post ficou extremamente longo,mas preferi explicar melhor para quem não conhece a história dessa infame família.Depois eu farei um post especial sobre o livro O Príncipe de Nicolau Maquiavel e sua importância histórica.
Fiquei curiosa para conhecer melhor a série!!
ResponderExcluirbjuus
http://noitesdeleituras.blogspot.com.br/
Puzo sempre arrasando!!!
ResponderExcluirEu conhecia a história, mas mesmo sendo muito provável, não sabia que era baseada em fatos reais...
Parabéns pela pesquisa, resenha, enfim, o post está ótimo!!! ^^
Bjsssss da Dn da Bagaça!!