18 de abril de 2014

[Resenha] Jogos Vorazes (Suzanne Collins)

JOGOS VORAZES
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 400
Ano: 2010


Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade.

A vida em Panem não é nada fácil,pelo menos para quem vive nos distritos como o 12.As pessoas são miseráveis e a única forma de conseguir mais comida por um tempo é colocando seu nome na lista de sorteio para os Jogos Vorazes - um lugar onde as pessoas (adolescentes) lutam até a morte-,mas isso só é possível se você tiver entre 12 e 18 anos.A cada ano,a partir dos doze anos, você tem o nome colocado na lista automaticamente,acumulando com os anos anteriores.E quanto mais comida você pega pelo governo,mais aumentam suas chances de ir parar nesse banho de sangue.Ou seja,no distrito 12 ou você morre de fome ou morre nos Jogos Vorazes.A caça é proibida e a pena para isso é a morte.As pessoas não podem carregar armas,pois isso poderia incitar uma revolta.Então, a cada ano dois jovens desafortunados de cada distrito vão para uma arena desenvolvida pelo governo e lutam até a morte.Se você é esperto o bastante para ganhar,tem uma vida confortável e não tem seu nome posto na lista outra vez,não indo para outra edição dos Jogos.

Os jogos,que são uma forma de opressão por parte do governo de Panem,foram criados com o único intuito de mostrar o quanto a população deve ser submissa ao Capitol e que todas as formas de revolução serão duramente reprimidas.Mas, por que não executar simplesmente 23 jovens? Pela esperança.A população tem que ter essa falsa ideia de que um será o "vencedor".Os jogos são manipulados e,mesmo sendo proibido,em alguns distritos os jovens treinam até os 18 e se voluntariam.Além disso,se você "conquista" o público você consegue patrocinadores,o que aumenta a sua chance de sobrevivência,já que essas pessoas podem te enviar remédios e comida.Mas a que preço? Voltar para casa depois de todo aquele horror vivenciado é difícil,ter que matar simplesmente para alimentar a esperança de continuar vivo pode ser mais difícil ainda.

Quando a irmã de Katniss é escolhida para a colheita,ela não vê outra saída a não ser se voluntariar.Quando descobre que não só as habilidades no arco e flecha vão ajudá-la,ela bola um plano com a ajuda de Haymitch,o único vencedor dos jogos no distrito 12,para conseguir patrocinadores e tentar sair viva dali.


A história é eletrizante e te prende do início ao fim.Eu vi o filme antes de ler o livro,mas achei que a adaptação não perdeu em nada para a história original.A resenha ficou enorme,desculpe,mas esse livro marcou bastante.


2 comentários:

  1. Já assisti os dois filmes, mas ainda não li os livros. Quero comprar o box, porque eu já sei que depois que eu ler JV, vou querer ler todos os outros.
    Gostei da resenha.
    Beijos!
    http://www.lerimaginarviver.com/

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou.Obrigada pela visita.Ainda não li o terceiro livro,mas tenho vontade de ler em breve.
    Beijos
    Thamires

    ResponderExcluir